RINOSSEPTOPLASTIA
O septo nasal é a estrutura anatômica osteocartilaginosa situada verticalmente e que divide o nariz em duas cavidades: fossas nasais direita e esquerda, integrando também o dorso nasal em conjunto como os ossos nasais. É considerado normal quando se apresenta como uma parede divisória reta. Porém, fatores constitucionais, anatômicos ou adquiridos podem torná-lo desviado ou torto em toda a sua extensão ou parcialmente, para direita ou para a esquerda, causando diferentes graus de obstrução nasal e prejuízo à função respiratória.
Os pacientes portadores de desvio de septo apresentam queixas comuns de obstrução nasal e nariz entupido, sinusites de repetição, respiração bucal e boca seca, ronco, apnéia do sono, etc. À inspeção visual o nariz poderá apresentar-se desviado ou não.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: Day clinic ou 24 horas.
Idade para operar: em geral a partir dos 17 anos.
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas
Tamponamento Nasal: o paciente sai da sala de cirurgia com tampão de gaze no nariz, mas sua respiração se restabelece naturalmente pela boca. A permanência média desse tampão de gaze fica em torno 72 horas, devido à septoplastia. O tampão é retirado pelo cirurgião.
Recuperação: 4 a 6 semanas.
Curativo: o paciente usará o curativo de micropore e aquaplast por 7 dias e depois somente de micropore por uma semana. A retirada de pontos é feita a partir do sétimo dia.
Sensibilidade: sofre alteração inicial. O nariz fica endurecido, mas voltará ao normal gradualmente.
Limitação: exposição solar, dirigir automóvel, esportes e exercícios físicos no primeiro mês.
Óculos e Lentes de Contato: os óculos deverão ser evitados nos primeiros quinze dias e depois disso o paciente deve usá-lo de maneira intermitente. As lentes de contato devem ser retiradas para a cirurgia e só poderão ser recolocadas após o 5º ou 7º dia, de acordo com o edema.
Redução do inchaço (edema): é gradativo; em média de 3 semanas até 3 meses em alguns casos.
OBSERVAÇÕES: podem surgir manchas de equimose (arroxeadas ou amarelo-esverdeada) na região palpebral, com tendência a desaparecer em torno de 15 a 30 dias (caráter individual).
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem o procedimento anestésico, a cicatrização, a recuperação pós-operatória.
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, sinusite, sinéquias, fratura em galho verde (desvios), assimetria.