REDUÇÃO DE ARÉOLAS
Complexo Aréolo Mamilar (CAM)
Homens e Mulheres podem apresentar aréolas muito aumentadas e desproporcionais em relação ao tamanho das mamas.
No homem a hipertrofia das aréolas comumente está associada à presença de outra alteração que é a ginecomastia ou à pseudoginecomastia (lipomastia).
As mulheres podem ter as aréolas de tamanho normal ou regular antes da gravidez e apresentar grande aumento após esse evento, pela ação hormonal. Outras, mesmo na adolescência já apresentam crescimento exagerado das aréolas, devido a uma característica individual ou secundária a uma hipertrofia mamária virginal.
De modo geral aquelas que se submetem ao procedimento de mastoplastia redutora automaticamente podem corrigir esta alteração. Do mesmo modo que se podem equilibrar eventuais assimetrias do diâmetro ou de altura do complexo aréolo-mamilar (CAM).
A técnica cirúrgica usada tem a finalidade de reduzir o tamanho da aréola e em alguns casos especiais de se ajustar a assimetria de tamanho existente entre as aréolas.
O procedimento cirúrgico deixa uma cicatriz circular em torno da aréola mamária.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Tipo de anestesia: local e sedação (para redução isolada das aréolas) ou geral (quando da associação com outras cirurgias).
Internação hospitalar: o paciente poderá receber alta a seguir do procedimento isolado ou permanecer internado por 24 horas, de acordo com os procedimentos associados.
Duração da cirurgia: 1 hora.
Recuperação: 3 a 4 semanas.
Sensibilidade: sofre alteração no primeiro mês, mas voltará ao normal gradualmente.
Amamentação: mantida a capacidade de lactação e amamentação para as mulheres.
Limitação: exposição solar, dirigir automóvel e exercícios físicos no primeiro mês.
Evitar serviços domésticos (faxina, cozinha) ou dirigir carro por 30 dias. Em casos de intercorrências ou dúvidas mantenha os seus cirurgiões informados
Sutiã (mulheres): no caso da cirurgia de redução de aréola alerta-se para o uso do sutiã de maneira cuidadosa, protegendo-a com curativo; existe no mercado sutiã adequado para uso durante esta fase.
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, necrose de aréola, perda de sensibilidade, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), irregularidade, alargamento, hipertrofia, hiperpigmentação cicatricial, quelóide.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois, compromete o procedimento anestésico, a cicatrização, a recuperação.