A cirurgia de orelhas em abano (otoplastia) visa corrigir uma deformidade do pavilhão auricular de um lado ou de ambos, através da modelagem cirúrgica de sua cartilagem, formando as dobras naturais da anti-hélix e reposicionando a orelha próximo à cabeça. A deformidade consiste em orelhas planas, abanadas, devido à ausência dos relevos naturais da orelha (anti-hélix), com ângulo escafo-conchal aberto e hipertrofia (crescimento) da concha.

Os objetivos da cirurgia são: a confecção de uma dobra bem definida de anti-hélix, redução da hipertrofia da concha e maior aproximação da orelha ao crânio.

O procedimento cirúrgico de correção de orelha em abano é uma prerrogativa dada aos cirurgiões que cumpriram os requisitos da especialidade médica de cirurgia plástica, segundo as normas acadêmicas e técnicas vigentes no nosso país.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Idade para realização da cirurgia: a partir dos 4 anos de idade.
Tipo de anestesia: local, local e sedação ou geral (geralmente em crianças pequenas).
Internação hospitalar: realização ambulatorial (day clinic) ou internação hospitalar de 24 horas.
Duração da cirurgia: 1 a 2 horas.
Recuperação: retorno ao trabalho ou estudos: 5 a 7 dias.
Limitação: exposição solar e exercícios físicos durante 1 a 2 meses.

Orientações Médicas

Pós-Operatório: alimentação normal; não mexer no curativo; evitar serviços domésticos nos primeiros 15 dias de pós-operatório; dormir de barriga para cima nos primeiros 30 dias. Evitar uso de óculos sobre as orelhas; se necessário usar somente por período limitado. Aconselha-se a abertura das hastes para não machucar a região operada.

OBS: o curativo cirúrgico inicial com faixa de crepom em volta da cabeça será substituído por uma faixa (de tenista ou de bailarina) ou um gorro após 3 a 5 dias da cirurgia e deverá ser usado por 15 a 20 dias, para proteção e conforto.

Eventos indesejáveis e Complicações: sangramento, hematoma, infecção, condrite, prurido (coceira), necrose.

Cigarro/Bebida alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.