REDUÇÃO DE ORELHA
A cirurgia plástica de redução da orelha é indicada em razão do desejo do paciente em diminuí-las; devido ao tamanho aumentado das mesmas e que afeta a harmonia facial. Essa hipertrofia ocasionalmente leva a serem vítimas de apelidos depreciativos que influenciam negativamente sua autoestima.
Avaliação Clínica: em geral são orelhas anatomicamente normais, apenas “grandes” para os padrões normais de diâmetros estabelecidos, ou seja, média de largura é de 3 a 4,5 cm e 5,5 a 7 cm de comprimento, considerando-se que os homens têm orelhas maiores que as mulheres naturalmente. Deve-se dizer que as orelhas continuam crescer no decorrer dos anos, especialmente na velhice. Contudo, não constitui uma queixa comum em pessoas na terceira idade, as quais geralmente se limitam a querer reduzir somente os lóbulos auriculares.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Anestesia: Local, local com sedação ou geral.
Internação: Ambulatorial ou com internação de 24 horas.
Limitações: evitar exercícios físicos, exposição ao sol, natação, uso de capacete de moto por um período de 1 mês. Deve usar faixa tipo tenista ou bailarina por 4 a 6 semanas, até que se complete o pós-operatório com uma boa cicatrização.
Importante: respeite o repouso e obedeça às orientações médicas para o sucesso da sua cirurgia.
Intercorrências/Complicações: hemorragia, hematoma, deiscência de sutura, infecção, retração cicatricial, necrose, alargamento de cicatriz.
Advertência: cigarros e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.
Atenção: o uso de brincos deve ser evitado entre 3 meses.