MAMOPLASTIA REDUTORA

A mastoplastia redutora é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado em centro cirúrgico e sob anestesia.  Várias técnicas podem ser empregadas com a finalidade de redução do volume mamário, que ao mesmo tempo levantam e dão novo formato.              

A queixa estética, os constrangimentos e dores são relatos frequentes de mulheres insatisfeitas com mamas volumosas.

Trabalha-se sobre as estruturas anatômicas da mama, ou seja, a glândula, o tecido gorduroso e a pele para equilibrar a relação entre o seu conteúdo e o continente, a pele que a envolve sem comprometer a viabilidade dessas estruturas. E através da pexia (nos sentidos vertical e horizontal) retira-se o excesso de pele, subindo e reposicionando a aréola e o mamilo.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Tipo de anestesia: geral.
Internação hospitalar: 24 horas.
Duração da cirurgia: 3 a 4 horas.

Recuperação: após um a dois meses.
Limitação: evitar exposição solar, dirigir automóvel, carregar peso, serviços domésticos, praia, piscina e exercícios físicos nos primeiros dois meses após a cirurgia.

Orientações: alimentação livre, dormir de barriga para cima e com os braços relaxados ao longo do corpo; pentear os cabelos e escovar os dentes com cuidado e sem imprimir força; usar roupas de fácil vestir.

Sensibilidade: sofre alteração no primeiro mês, mas voltará ao normal gradualmente; a sensibilidade dolorosa no pós-operatório é compatível com a maior ou menor sensibilidade à dor da paciente; entretanto, costumamos monitorar nossas pacientes com analgésico, anti-inflamatório e orientações médicas necessárias para o caso.

Sutiã: uso diário no pós-operatório, inclusive para dormir durante um mês. O ideal é que obtenha duas unidades de sutiã pós-operatório para facilitar troca e higiene.

Amamentação: mantida a capacidade de lactação e amamentação.

Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados; pois, comprometem o procedimento anestésico, a cicatrização, a recuperação cirúrgica.

Eventos indesejáveis ou complicações: hemorragia, hematoma, infecção, seroma, necrose de aréola, esteatonecrose, perda de sensibilidade, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), cicatrizes inestéticas.