CORRÇÃO CIRÚRGICA DE MAMILO INVERTIDO
O mamilo invertido é aquele que se apresenta retraído para dentro, podendo ser uni ou bilateral.
Em algumas ocasiões o mamilo poderá everter-se temporariamente, quando se ordenhe a mama ou provoque estímulo tátil. Contudo, este voltará à sua posição invertida quando a mama estiver livre de estímulo tátil.
É possível everter o mamilo através de cirurgia. Existem técnicas diferentes para essa mesma finalidade.
A cirurgia de correção do mamilo invertido é um procedimento cirúrgico e deve ser realizado em centro cirúrgico. Seu caráter é ambulatorial, não necessitando permanecer internado por ser uma cirurgia considerada de pequeno porte.
O procedimento cirúrgico utiliza uma incisão no mamilo e aréola, para que o cirurgião possa retirar as aderências teciduais que mantêm o mamilo invertido, e assim liberá-lo para uma posição projetada normal. Os ductos galactóforos devem ser preservados na maior parte possível, de acordo com a complexidade de cada caso.
O procedimento cirúrgico pode ser realizado isoladamente ou pode ser associado à colocação de prótese mamária, neste caso através da mesma incisão transareolomamilar.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Tipo de anestesia: local ou local e sedação.
Internação hospitalar: a cirurgia é ambulatorial quando isolada e o paciente poderá ter alta logo a seguir. A necessidade de ficar internado por 24 horas somente para casos de associação com outras cirurgias.
Duração da cirurgia: 1 hora.
Recuperação: 3 a 4 semanas.
Sensibilidade: pode sofrer alguma alteração no primeiro mês, mas voltará ao normal gradualmente.
Amamentação: mantida a capacidade de lactação (é importante dizer que a própria alteração anatômica do mamilo invertido muitas vezes causa dificuldade para o fluxo do leite através do mamilo, com ou sem cirurgia).
Limitação: exposição solar, dirigir automóvel e exercícios físicos no primeiro mês.
Evitar serviços domésticos (faxina, cozinha) ou dirigir carro por 30 dias.
Sutiã: no caso da cirurgia de eversão de mamilo alerta-se para o uso do sutiã de maneira mais cuidadosa, de preferência um sutiã com abertura na região mamilar, protegendo assim contra a compressão no mamilo, que pode prejudicar o resultado. Também pode ser usado o protetor de mamilo igual ao usado por mulheres durante a amamentação por dentro do sutiã normal.
A escolha do sutiã no pós-operatório deve ser cuidadosa para não haver compressão excessiva sobre os mamilos. Usar protetores de mamilos.
Providencie protetores de mamilo.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois, comprometem o procedimento anestésico, a cicatrização e a recuperação.
Eventos indesejáveis: hematoma, infecção, necrose de mamilo, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), recidiva da inversão mamilar.