MEMBROS INFERIORES

CINTURA PÉLVICA

PRÓTESE GLÚTEA

Os glúteos são os músculos motores que se situam na bacia, ou seja, na face posterior entre a cintura e a coxa. Estão divididos em grande, médio e pequeno glúteo e em duplicidade, glúteos direito e esquerdo. Os grandes glúteos têm como função estender, abrir e rodar as coxas; os médios e pequenos glúteos abrem e rodam as coxas para dentro.

Os glúteos, popularmente chamados de bumbum ou bunda, são uma paixão nacional. Quem possui um bumbum redondinho e durinho está com a bola toda e quem não tem corre atrás, seja através de exercícios de agachamento ou procurando o cirurgião plástico com o desejo de implantes de silicone glúteos.

Há uma extensa variedade de formas, consistência e aspecto da musculatura glútea que está relacionada com o fator constitucional ou étnico e, nos dias de hoje, com as próteses.

Os glúteos e sua musculatura são estruturas pares como as mamas e os dois lados podem ser naturalmente assimétricos, apesar de aparentemente iguais. Na maioria das pessoas pode-se perceber em um exame mais apurado que é mais largo, ou mais baixo ou mais cheio que o outro e isso muitas vezes passa despercebido pelas pacientes até que se submetam a uma cirurgia e comecem a se ver e examinar com mais atenção.

As próteses de glúteo são usadas para aumento do volume no “bumbum” e melhoria de sua consistência. Entretanto, o resultado segue o formato individual do quadril. Existem diversos tamanhos e formas destes implantes, que são feitos de elastômero ou preenchidos com gel coesivo de silicone.

Este procedimento pode ser realizado tanto em homens quanto mulheres que desejem aumentar seus glúteos, particularmente naqueles casos onde há falta de gordura e dificuldade de desenvolver essa musculatura através dos exercícios físicos.

O aumento do “bumbum” com prótese funciona melhor na parte média e superior da região glútea. Deste modo, casos em que exista dobra de pele sobrando com queda na porção inferior do glúteo deve-se associar uma ressecção do excesso de pele na linha do sulco inferior glúteo para melhorar o resultado geral.

A técnica de colocação de prótese glútea recomenda fazer uma única incisão sobre a linha interglútea para inserir as próteses da direita e da esquerda no bumbum. Comumente elas são posicionadas dentro do músculo grande glúteo ou subfascial.

BATE PRONTO

Anestesia: peridural, raque ou geral.

Internação hospitalar: 24 ou 48 horas.

Duração da cirurgia: 2 a 3 horas.

Retorno ao trabalho ou estudos: após 30 a 40 dias, variando conforme evolução individual.

Sensibilidade: como a prótese é colocada numa área sujeita a pressão e movimentos repetidamente o paciente deve evitar sentar-se ou fazer pressão sobre o bumbum durante +/- 30 a 60 dias, na medida do possível.

Limitação: evitar exposição solar, serviços domésticos, relação sexual, exercícios físicos e dirigir no primeiro mês. O período pode ser estendido conforme evolução individual.

Atenção: Qualquer pessoa que possui prótese glútea é alertada para não tomar injeções nessa região glútea; pois, corre o risco de perfurar o implante e também de não obter o efeito desejado da medicação.

Alimentação: normal.

Higiene íntima número 1 e número 2: fazer asseio e secar todas as vezes que for ao banheiro.

Observação: Dormir de barriga para baixo, de bruços, nos primeiros 30 dias.

Usar o modelador ou calça-cinta indicado por um mês, inclusive durante a noite, pois ajudará na cicatrização, prevenindo hematoma, seroma e deiscência de sutura; evitando assim o inchaço e dando conforto à paciente. Previne complicações e maus resultados.

Cigarros/Bebida alcoólica: devem ser evitados, pois prejudicam a cicatrização, recuperação e alteram o efeito da medicação.

Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, seroma, infecção, deiscência (abertura) da sutura, deslocamento ou extrusão da prótese, contratura capsular.