MEMBROS
MEMBRO SUPERIOR
BRAÇO – AXILA
É comum chamar-se o membro superior de “braço”; porém, o braço é apenas o seguimento superior desse membro composto ainda pelo antebraço e pela mão.
LIFT BRAQUIAL – BRAQUIOPLASTIA
O desejo de ter braços firmes e bem torneados faz com que as pessoas se exercitem e evitem ganho excessivo de peso. Porém, com o avanço da idade, fatores constitucionais, qualidade da pele, oscilações de ganho e perda ponderal influem no acúmulo de gordura e flacidez braquial criando aspecto inestético pendente, tipo bandeira no braço levando a vários tipos de constrangimento como: estar com os braços à mostra, cumprimentar ou dar um adeusinho.
As mulheres são as mais incomodadas com esta situação; por conseguinte procuram mais a cirurgia plástica com o intuito de eliminar estes excessos.
Braços constitucionalmente grossos por hipertrofia muscular ou sem excesso de pele não são candidatos ao procedimento cirúrgico apresentado.
O Lifting de braço ou braquioplastia é um procedimento cirúrgico com a finalidade de reduzir o excesso de pele e de gordura entre a axila e o cotovelo. A técnica é realizada na parte interna do braço através de incisões semicurvas, seguido de descolamento e ressecção do excedente de pele e hipoderme; é comum a associação de lipoaspiração.
O procedimento não mexe na musculatura braquial. Exercícios físicos podem melhorar o tônus muscular do braço, mas não resolve o excesso de pele que perdeu elasticidade e a gordura localizada.
BATE PRONTO
Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: 24 horas.
Duração da cirurgia: 2 a 3 horas.
Recuperação: Em torno de 30 dias para o retorno às atividades profissionais e de trabalho.
Limitação: evitar exposição solar, exercícios físicos, esportes, serviços domésticos, piscina, praia e dirigir automóvel por dois meses.
Atenção: todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como uma de suas respostas a inflamação ou inchaço para os leigos; manchas de equimoses na pele e inchaço são comuns e a exposição social em público deve ser levada em consideração. Em caso de intercorrências ou dúvidas mantenha os seus cirurgiões informados.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer a anestesia.
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, seroma, infecção, necrose, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), cicatriz inestética.