LIPO MENTO
É a lipoaspiração para retirar gordura acumulada embaixo do queixo e no pescoço, que cria aquele aspecto de queixo duplo ou papada. Pode ser feita como procedimento cirúrgico isolado; mas, pode-se associá-lo à cirurgia de rejuvenescimento (lift de face e pescoço) se houver excesso de pele.
Muitas pessoas, que em decorrência da própria constituição ou por ganho de peso acumulam gordura submento, procuram o cirurgião plástico para resolver o problema. Essas pessoas são desde jovens ou adultos que sofrem o incômodo na aparência em particular pelo queixo duplo ou papada, como também é popularmente chamado.
Em geral, o paciente com esta alteração supõe que a lipoaspiração poderá sozinha retirar a gordura e corrigir a papada; pois, queixam- se somente desse excesso de gordura no submento e nem sempre se dão conta de que pode ficar um excesso de pele em alguns casos. Daí a importância da avaliação do especialista.
Para que a cirurgia tenha um bom resultado é preciso que o procedimento seja bem indicado; de modo que se mantenha uma relação harmoniosa do volume ou conteúdo e a pele ou continente. Ou seja, a quantidade de gordura retirada ou lipoaspirada (conteúdo) não deverá resultar em excesso de pele e esta, por sua vez, deverá retrair normalmente, caso contrário será preciso adicionar o procedimento do lift.
Realiza-se uma pequena incisão de +/- 3 mm com bisturi para o acesso da cânula de lipoaspiração nº 3 e executa-se a aspiração da gordura no submento. Posteriormente faz-se a sutura e o curativo para compressão da região.
BATE PRONTO
Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: ambulatorial ou 24, conforme o caso.
Duração da cirurgia: +/-1 hora.
Recuperação: Em geral 15 dias para o retorno às atividades profissionais e de trabalho.
Limitação: evitar exposição solar, exercícios físicos, dirigir automóvel por 30 dias.
Atenção: todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como uma de suas respostas a inflamação ou inchaço para os leigos. Manchas de equimoses na pele e inchaço são comuns e a exposição social deve ser levada em consideração. Em casos de intercorrências ou dúvidas mantenha os seus cirurgiões informados
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos).
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer a anestesia.