Deformidade Retração Cicatricial
Toda vez que ocorre uma injúria no tecido cutâneo ou em qualquer outro tecido do corpo, seja por um trauma ou por um procedimento cirúrgico, haverá uma cicatriz definitiva como resultado desta ação e do processo de cicatrização. Uma cicatriz de bom padrão estético é fina, plana, bem posicionada e de coloração semelhante ao tecido adjacente.
Cicatrização ou fibroplasia é o processo feito pelos miofibroblastos que se dirigem para o local da ferida e produzem fibras colágenas, cobrindo a área com tecido conjuntivo fibroso. O reparo começa imediatamente após a lesão e ocorre mesmo após perda de tecido por infarto, hemorragias, ressecção cirúrgica, etc.
A Retração faz parte do fenômeno da cicatrização no sentido de reduzir o tamanho da abertura do ferimento e é o resultado da ação dos miofibroblastos. Este processo reduz cerca de 30 a 70% o tamanho do ferimento; mas, se a ação dos miofibroblastos se fizer de maneira exagerada surgirão contraturas.
Quando este processo acontece em áreas da pele com margens circulares o evento da retração natural poderá resultar em desalinhamento retrátil ou “enconche” daquela margem. Para evitar tal complicação deve-se tomar muito cuidado na distribuição de tecidos e evitar linhas de incisão retilíneas; portanto deve-se quebrar a linha da cicatriz, em geral utilizando-se o emprego da técnica de zetaplastia.
Bate Pronto
Anestesia: Local ou local e Sedação.
Internação: Ambulatorial ou Day-clinic.
Limitações: exercícios físicos, exposição ao sol, natação, capacete por um período de 4 a 6 semanas. Uso de faixa protetora por 4 a 6 semanas ou até que se complete o pós-operatório com uma boa cicatrização.
Importante: respeite o repouso e obedeça as orientações médicas para o sucesso da sua cirurgia.
Intercorrências/Complicações: hemorragia, hematoma, seroma, deiscência de sutura, infecção, recidiva do encoche, necrose, alargamento de cicatriz.
Advertência: cigarros e bebidas alcoólicas devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização, a recuperação e alteram o efeito da medicação.