CIRURGIA DO REJUVENESCIMENTO CÉRVICO FACIAL
A cirurgia plástica estética da face é um procedimento que se realiza em centro cirúrgico, sob anestesia e com internação hospitalar. Quando se fala em cirurgia plástica de face propriamente dita, ela engloba o levantamento do rosto, a cirurgia das pálpebras superiores e inferiores e o pescoço.
A técnica tem por objetivo principal uma recuperação natural, respeitando aspectos anatômicos e fisiológicos da face e sua harmonia. A magreza facial excessiva também pode aparentar envelhecimento.
A cirurgia plástica da face é comumente realizada em homens e mulheres a partir dos 40 anos, quando surgem sinais que os incomodam em graus variáveis, tais como: flacidez excessiva de pele, pés de galinha ou rugas em volta dos olhos, queda das bolsas malares, sulcos nasogenianos vincados (bigode chinês) prolongados ou duplos, perda do contorno mandibular (bulldogs), gordura localizada no submento (papada), pregas verticais no pescoço (bandas platismais), queda dos cantos das sobrancelhas e etc.
As cicatrizes resultantes da cirurgia de face são dispostas em áreas pouco visíveis na face e no couro cabeludo, tornando-se pouco perceptíveis quando a recuperação estiver completada. Não existe cirurgia sem incisão; pois, toda incisão resultará em uma cicatriz.
INFORMAÇÕES ÚTEIS
Tipo de anestesia: local e sedação ou geral.
Internação hospitalar: 24 a 48 horas.
Duração da cirurgia: 3 a 4 horas.
Recuperação: Em geral um mês para o retorno às atividades profissionais, de trabalho e exposição pública.
Limitação: evitar exposição solar e exercícios físicos por dois meses; dirigir automóvel a partir de 30 dias. Tudo isso varia de acordo com o paciente. As manchas de equimoses e o inchaço são comuns e a exposição social em público deve ser levada em consideração.
Óculos: o uso óculos de grau fica liberado de forma intermitente e com as abas mais folgadas para evitar traumatismos nas cicatrizes atrás das orelhas. O uso de óculos escuros protege contra o sol e facilita a manter a privacidade.
Maquiagem: devem ser evitadas até que regrida o edema e a cicatrização esteja.
Atenção: todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como resposta inflamação ou inchaço; portanto, é comum as regiões orbitárias operadas se apresentarem mais sensíveis e inchadas e com manchas de equimose avermelhadas. As suturas podem ser visualizadas e acompanham as incisões da técnica utilizada.
Retirada de pontos: os pontos de pálpebras poderão ser retirados a partir do 3º Dia e os subsequentes seguirão conforme avaliação médica.
Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, necrose, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), cicatriz inestética, paresia ou paralisia.
Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização e a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer o ato anestésico.