A cirurgia estética da face denomina-se ritidoplastia ou lift cérvico facial e envolve a região da face propriamente dita e a região cervical ou pescoço. Porém, quando a ritidoplastia é feita apenas para a região da face sem mexer ou tratar o pescoço, ela recebe a denominação de lift facial ou mini lift facial.

A cirurgia do lift apenas da região facial é um procedimento cirúrgico indicado para pessoas com flacidez somente na região facial ou em pessoas que já se submeteram a um lift cérvico-facial anterior e que apresentam flacidez secundária da face sem comprometimento do pescoço. A flacidez cutânea precoce no adulto jovem pode ter motivo constitucional, secundário a sequela de acne, sequela de paralisia facial ou envelhecimento precoce devida a excessiva exposição solar, que enfraquece as fibras elásticas da pele. Também após grande emagrecimento com perda de massa gordurosa e muscular facial.

Todo procedimento cirúrgico consiste em um trauma, que tem como efeito a inflamação ou edema. É comum que a região operada se apresente sensível, inchada e com manchas de equimose, roxas ou avermelhadas.

INFORMAÇÕES ÚTEIS

Tipo de anestesia: local e sedação.

Internação hospitalar: Day-hospital ou 24 horas.

Duração da cirurgia: +/-2 horas.

Recuperação: Em geral 30 dias para o retorno às atividades profissionais e de trabalho.

Limitação: evitar exposição solar e exercícios físicos, serviços domésticos como faxina por 2 meses e dirigir automóvel a partir da 30 dias.

Óculos: os óculos de grau devem ser usados de modo intermitente para não pressionar a região operada e causar necrose de pele.

Maquiagem: devem ser evitadas sobre as cicatrizes até que o processo de cicatrização esteja seguro.

A alimentação é livre; porém com preferência a alimentos de consistência líquida e pastosa nos primeiros três dias.

Dormir de barriga para cima e com os braços relaxados ao longo do corpo.

Pentear os cabelos e escovar os dentes devagar e com cuidado.

Usar roupas de fácil vestir, que não passem apertadas pela cabeça.

Para os homens evitar fazer a barba na primeira semana.

Eventos indesejáveis: hemorragia, hematoma, infecção, necrose, rejeição de pontos, deiscência (abertura de pontos), cicatriz inestética, paresia ou paralisia.

Cigarro e Bebida Alcoólica: devem ser evitados, pois comprometem a cicatrização e a recuperação, alteram o efeito da medicação e podem comprometer o ato anestésico.